Escola Infantil TUPÃ SY

Redes

Começou o Advento!

Data: 29 de dezembro de 2015

O homem necessita de uma esperança que vá mais além da ciência e da política para ser feliz…

Tempo de espera e esperança

É chegado o Advento – um tempo de esperança e alegria, de preparação e de espera. Tempo de estarmos atentos e vigilantes para a chegada do Senhor.

O tempo litúrgico do Advento acontece nas quatro semanas que antecedem o Natal.  É um período para lembrarmos que “Ele está no meio de nós!”.

O Advento é tempo de esperança porque Jesus Cristo é a nossa esperança, a renovação de todas as coisas, a libertação de todas as realidades desumanas.

Advento é também um tempo propício à conversão, um retorno a Jesus e ao seu Reino. É necessário, portanto, que preparemos o caminho para Ele nas nossas próprias vidas, a nível pessoal, familiar e comunitário, através de atitudes de solidariedade, de oração, de meditação da Palavra de Deus e de celebração do Mistério divino presente no meio de nós.

Assim como fez São Marcelino Champagnat ao lutar bravamente contra as pobrezas materiais e espirituais que assolavam as pessoas do seu tempo, somos chamados a ser promotores da justiça e da paz, cultivando a entrega e a confiança em Deus que enviou o seu Filho para nos salvar.

 

Coroa do advento

Uma das principais simbologias do período do Advento é a coroa de ramos de abeto, com quatro velas que se acendem, uma após a outra, nos quatro domingos que antecedem o Natal. A forma circular representa a eternidade e sua cor, o verde, remete para a esperança e a vida.

Advento Ele está para chegar….

O tempo passa… corremos o ano todo e só percebemos a proximidade do Natal

quando as lojas, as ruas e os lares começam a se enfeitar com

 pinheirinhos, luzes, guirlandas, arranjos, presépios, papai-noel…

                     Neste clima de alegria e confraternização, pessoas de todas as idades, classes e raças se mobilizam a procura de presentes, enfeites, comidas, bebidas, cartões de confraternização, preparando tudo da melhor maneira possível para as festividades.

                  E não há nada de mal nisso, desde que não nos desviemos do foco do Natal, o nascimento de Jesus.

Apesar de ser um tempo, no qual nos tornamos mais acolhedores e mais solidários,

nem sempre elevamos nosso pensamento e nosso coração no real sentido do Advento.

Fica aqui um questionamento:

Qual o objetivo de toda essa preparação e qual o sentido do Advento para nós?

Temos consciência de que ao celebrarmos o Natal fazemos memória ao nascimento do Deus Encarnado, que veio morar entre nós?

Estamos fazendo do Advento um tempo de espera e preparação interior, para acolher aquele que é o real motivo de existir o Natal, Jesus Cristo?

Que presente estamos preparando para o aniversariante homenageado no Natal?

Estamos voltados para as riquezas do alto, acolhendo Jesus em nosso coração, em nossa família, na sociedade ou encontramo-nos mergulhados na beleza das luzes coloridas, na riqueza dos enfeites e no consumismo?

Percebemos a presença de Jesus no irmão que passa necessidade, no doente, no excluído e naquele para quem Jesus ainda não nasceu?

O Advento é um tempo propício à reflexão, à oração e à conversão. Preparemo-nos espiritualmente para acolher o Emanuel, o Deus-conosco, que veio a esse mundo para nos salvar e deixar uma mensagem de fé, de esperança e de amor!

Que o nosso coração seja uma manjedoura que acolha o Menino Jesus; que o nosso lar seja uma gruta, onde Maria e José encontrem abrigo e que o Brasil seja um grande presépio, onde Jesus possa ser reconhecido e acolhido como Senhor e Salvador!

 

“O Verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1,18).

Que as realizações alcançadas estes ano, sejam apenas sementes que serão colhidas com maior sucesso no ano vindouro. Feliz Natal e Próspero Ano Novo

 

Direção e Coordenação.

Endereço

Aldeia Guarani Kaiowá, 310 Zona Rural
Amambai – MS
 
Tel.: (0xx21) 2671-1438 (Matriz Rio de Janeiro)

Como Chegar

Newsletter

Cadastre seu email e receba nossos informativos